Sabe o que funciona quando você quer entender que movimentos deve fazer para vender mais, ganhar mais público e atingir o sucesso? Informação. Por isso, acredite, o clipping é a melhor ferramenta para medir mercado.
Pesquisas de opinião funcionam e dão uma boa base de entendimento sobre uma fatia específica do mercado. Porém, vamos lembrar que elas são realizadas com um foco específico e encomendadas exatamente para entender um recorte.
Quando falamos de notícias, claro que também usamos dados específicos para ampliar ou afunilar uma busca, mas o fato é que as notícias são geradas de forma espontânea com foco no que está em voga no mercado naquele momento.
Uma coisa é uma pesquisa dizer que 80% dos entrevistados comprariam determinado produto. Outra é uma notícia afirmar que as vendas daquele produto aumentaram efetivamente 80%. No primeiro, temos uma tendência, no segundo, uma confirmação.
A ferramenta de Clipping mede tendência ou só confirmação
Essa pode ser uma pergunta que fica depois da afirmação que fizemos acima. É claro que existem notícias sobre tendências. Vamos pensar em uma matéria que fale sobre as perspectivas de aumento de vendas do mesmo produto – nela, temos os dados, fontes de confirmação e opinião de especialistas!
Mesmo abrangendo algo a ser confirmado no futuro, notícias jornalísticas dão um tom muito maior do que estamos vivenciando e do que ainda pode vir a acontecer. E não podemos esquecer que a mídia é, também, formadora de opinião.
Se a publicidade tenta persuadir o consumidor a comprar o produto, a notícia acaba levando-o a consumir por uma questão de conexão com o grupo, gatilhos de pertencimento e de prova pública. Afinal de contas, quem não quer comprar algo que todo mundo está comprando também?
Dados, Clipping e eficiência de mercado
Com o clipping, conseguimos entender um movimento amis amplo, que vai desde a tendência até a confirmação de posicionamento e escolha por parte do consumidor, o que oferece mais subsídios para se chegar a uma eficiência de mercado, organizando ações e construindo um posicionamento estratégico mais assertivo.
Ainda não está convencido de que o clipping é a melhor ferramenta para medir o mercado?
Quer tal falar com um de nossos especialistas e fazer um teste gratuito de 7 dias para entender o que está acontecendo com o seu consumidor, sua concorrência e quais as tendências que você precisa conhecer AGORA? Mande uma mensagem AQUI.