SINOPRESS

Três passos para usar a informação a seu favor

Ter informação é importante, mas saber usá-la a favor do planejamento estratégico é fundamental.

Informação sozinha não traz resultados. Por isso, uma das melhores formas de obter inteligência de mercado é entender como fazer uso da informação a favor do seu planejamento estratégico. Pode não parecer, mas essa não é uma tarefa tão simples. Por isso, elencamos aqui 3 passos para usar a informação de maneira otimizada. Veja:

# Passo 1

Criar filtros adequados

O primeiro grande desafio de lidar com a informação é saber qual realmente serve ao seu propósito. Ao adquirir informação, seja por pesquisas ou por meio de clipagem, o ideal é ter filtros adequados à sua realidade e à sua necessidade, de forma a captar o que realmente será proveitoso para sua companhia.

Nesse caso, contar com a ajuda de uma empresa que lide com a captação de dados de forma eficiente pode ser a sua melhor decisão. Ao tirar dos ombros de seus times o peso de filtrar dados, você permite que a qualificação das pessoas que formam sua empresa seja utilizada para o devido fim: criar soluções viáveis e inteligentes para o futuro da companhia, seus produtos e/ou serviços e o relacionamento com seu público-alvo.

# Passo 2

Ter equipes focadas em traduzir informação em dados

Mesmo utilizando os melhores filtros, você ainda receberá, se trabalhar com formas inteligentes de captação e análise, muito mais informação do que consegue aproveitar. Essa realidade é favorável porque permite que você tenha um olhar amplo, um overview do mercado, e que possa “passear” dentro de espectro, analisando dados em busca do afunilamento necessário para a tomada de decisão.

Aí sim, essa é a hora do trabalho interno. Seu pessoal (das áreas de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento – Tecnologia e Marketing, especialmente) precisa estar preparado para receber a informação e decodificar os dados em estratégias. Facilita esse trabalho receber a informação de uma forma organizada e com análise que permita entender o que é mais ou menos importante para o mercado desejado, por exemplo.

# Passo 3

Criar fluxo de gestão

A partir da análise dos dados e a elaboração de estratégias favoráveis para o futuro da companhia, o próximo passo é criar um fluxo de gestão da informação, para que seja possível que a informação gerada pelas ações elaboradas possa retroalimentar a companhia de dados. Quando temos pessoas qualificadas observando todas as etapas da conexão entre informação, mercado, reação do consumidor, resultados de vendas, entre outros, ganhamos em qualidade de atuação.

Para que isso possa ser possível, é preciso que haja disposição, por parte da gestão, em receber novas informações, mesclar as atuais e as geradas pela própria companhia e, a partir desse movimento, seja criado um fluxo contínuo de captação, análise, utilização e geração de informação.

Com esses três passos básicos, fica mais fácil lidar com a sobrecarga de informações a que somos bombardeados todos os dias. E, também, se torna mais eficaz criar ações com foco no melhor público e com as melhores diretrizes.

Agora é com você. Mãos à obra e boa organização!

 

Clique aqui e fale conosco!

Compartilhar: