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Como incluir a análise estratégica no dia a dia da sua companhia

Para incluir a análise estratégica no dia a dia da sua companhia, mais do que ter dados e informações, é preciso ter um propósito definido e estar preparado para encarar os pontos fortes e fracos e tomar decisões importantes para colocar seus times na rota certa.

A análise estratégica permite entender seu ambiente de negócios, como sua marca ou serviço está posicionada no mercado e o que é necessário fazer para expandir e fazer sua empresa entrar nos eixos. Como a maioria das empresas no Brasil são de porte médio ou pequeno, sabemos que, muitas vezes, essa etapa acaba sendo engolida pelos afazeres do dia a dia. Mas, acredite, parar para analisar de forma estratégica vai trazer mais ganhos do que perdas no longo prazo.

Quando seguimos fazendo, atendendo, vendendo, num looping mecânico para atender clientes e capitalizar a empresa, corremos o risco de, lá na frente, nos depararmos com problemas mais difíceis de resolver. Optar por uma análise constante do desempenho de todas as áreas da empresa permite ajustar a rota enquanto você segue o caminho.

A análise estratégica serve, portanto, para prever possíveis mudanças e tendências, considerar cenários alternativos para seus produtos e/ou serviços e identificar os pontos fortes e fracos da empresa e do mercado em que você deseja atuar. Assim, é possível definir planos estratégicos que mantenham sua marca ativa para seu público-alvo.

Mas como incluir a análise estratégica na rotina?

Claro que não basta querer, é preciso se preparar. E isso inclui treinar seus times tanto para fornecer dados e informações quanto para avaliar o que está indo bem e o que precisar melhorar. Outros pontos importantes que podem ajudar a inserir esse tipo de análise na sua rotina:

1. Mantenha registros de tudo
2. Tenha dados e informações sobre o mercado
3. Ensine e incentive seus colaboradores a ter um olhar estratégico

O que você ganha incluindo a análise estratégica no seus dia a dia?

  • Clareza sobre a situação da empresa
  • Consciência sobre o que é preciso mudar
  • Projeção de oportunidades
  • Previsão de ameaças
  • Valor agregado à marca

Para conquistar os pontos acima, é preciso avaliar a empresa de tempos em tempos, e manter um olhar observador e crítico sobre seus sistemas e processos. Com essa postura, é possível buscar uma melhoria constante e construir planos estratégicos condizentes com os objetivos, que também mudam com o tempo. Empresas são organismos vivos, que não podem engessar suas ações e nem esperar que os resultados sejam diferentes com as mesmas decisões. Mudança é a chave de um negócio de sucesso, mas ela prescinde da inteligência que a análise estratégica permite ter.

Obter dados e informações é fundamental

Para realizar análises estratégicas, é imprescindível que você tenha dados contundentes e esteja muito bem-informado sobre seu mercado, possíveis ameaças, ações da concorrências e tendências de consumo. Pesquisas são relevantes nesse sentido, captação de notícias, também.

Quando elaboramos clippings de mercado, sabemos que a análise das notícias é que vai ajudar nossos clientes a tomarem melhores decisões. Isso ajuda muito os times internos em suas avaliações e permite ter mais amplitude de olhar na hora de criar planos estratégicos. Por isso, investir na captação e na análise de dados pode ser o que você vai fazer de melhor para começara a incluir a análise estratégica no dia a dia da sua companhia.

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