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O que é ser bem-informado, hoje?

Você já parou para pensar na quantidade de informação que é veiculada nos dias de hoje? Jornais, revistas, canais de tevê, sites, blogs, redes sociais, podcasts, canais no youtube, estamos dentro de um universo quase infinito de meios de comunicação. O maior desafio é estar bem-informado nesse oceano de dados.

Hiperinformação. Essa pode ser a palavra de ordem dos dias de hoje. Para estar bem-informado, dentro de um universo infinito de dados e notícias, o ideal seria ler/ouvir/ver TUDO que é veiculado, e sabemos que isso é humanamente impossível.

Por isso mesmo, acreditamos que só é possível estar realmente bem-informado sobre um determinado assunto com a ajuda dos robôs de captura (TECNOLOGIA) e das pessoas treinadas para analisar o resultado dessa busca (QUOCIENTE HUMANO). Não dá para contar apenas com um dos dois.

Talvez você seja o tipo de pessoa que passa o dia inteiro conectado, que lê tudo que aparece, ativa o sininho de notificações de todo site ou perfil de notícias e que, com isso, tenha a impressão de que está informado sobre tudo. Ledo engano. Lembre-se de que as ferramentas online nos entregam informação conforme nosso interesse, o que faz com que, certamente, o seu universo de dados esteja dentro de uma bolha.

Por exemplo, se você tem interesse sobre alimentos orgânicos, vai acabar recebendo notícias e sugestões de perfis que tratam do assunto, e vai parecer, com isso, que o mercado TODO está falando sobre o mesmo tema. Porém, se você tem um amigo que nunca se interessou por isso, certamente ele vai ter outra percepção, dentro da própria bolha de informação.

Sim, a bolha existe e pode evitar que você seja bem-informado

Precisamos levar em conta, ainda, que existem veículos de comunicação que, por si só, chamam mais atenção, provocando, inclusive, uma sensação de que tudo que falam é uma verdade absoluta, mesmo que seja um recorte da realidade (toda notícia sempre é). E, assim, se por algum motivo editorial, aquele veículo não falar sobre um assunto, vai parecer que esse assunto não existe para seus leitores.

O clipping funciona como uma ferramenta até certo ponto neutra. Embora use palavras-chave, ou seja, será, de qualquer forma, um recorte do que é publicado universalmente, não vai escolher mídias ou canais. Vai varrer TUDO que encontrar sobre o assunto. Isso significa que o clipping permite que você domine a informação sobre um certo tema, aquele que é importante para você e seu negócio.

Se estar bem-informado, no âmbito geral, é impossível, você pode, ao menos, estar por dentro do que é falado no seu mercado – mas incluir, aí, mídias que talvez você nem saiba que existe!

 

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