SINOPRESS

A diferença que a informação faz

Ter informação torna você mais inteligente. Mas, é claro, você precisa saber de onde ela vem e como usá-la na busca por melhores decisões. Investir nisso é fundamental!

O uso racional da informação é, na verdade, a base do conhecimento. Você precisa de informação para gerar conhecimento de mercado, criar soluções e tomar importantes decisões. Sem informação, sua chance de criar ações mal-sucedidas é maior. Acontece que a maioria de nós sabe captar dados, enche sua mente (e empresas e times) de números, estatísticas, mas não consegue analisar o material e observar que informações são geradas ali.

Sim, dados e informações são coisas distintas. Informação é dado processado, analizado e que permite entender uma situação. Veja que tomamos, diariamente, decisões importantes – nas nossas vidas pessoas e profissionais – que podem ter resultados catastróficos se não observarmos as variáveis certas. E isso só acontece quando temos real informação.

Precificar um produto ou serviço, contratar alguém, investir seu dinheiro, comprar um bem, contratar um serviço de internet, abrir uma conta em um banco virtual… são detalhes corriqueiros e que precisam, em primeiro lugar, estar alinhados com a nossa realidade e, em segundo lugar, serem avaliados sob a ótica da informação.

O papel das pessoas

Enquanto os dados são o material bruto captado por pesquisas, por exemplo, a informação é a ideia concreta que se obtem ao analisar esses dados, ou seja, se dados podem ser colhidos apenas por inteligência artificial, até segunda ordem a informação ainda prescinde do olhar humano.

Embora os computadores estejam cada vez mais capacitados para avaliar dados, ainda assim existe um limite até o qual a tecnologia pode chegar. Para além disso, temos a expetise e a experiência humana para acompanhar, categorizar e valorizar dados para transformá-los em informação.

Por isso, o trabalho constante é alavancar a tecnologia, em busca da melhor ferramenta para captação de dados, mas aperfeiçoar os times responsáveis por avaliar esses dados. É importante que a pessoa ou grupo que vai receber esses dados receba uma análise qualificada ou que esteja apta a trabalhar dados. Entre as duas opções, preferimos, aqui na SINOPRESS, sempre partir do princípio que esse não é o escopo do cliente, é o nosso.

A informação gera inteligência

Nem só de dados vive o planejamento estratégico. Na verdade, é a informação que gera inteligência de mercado e permite que se tome decisões mais assertivas. Estamos sempre em busca de mais conhecimento para tentar compreender as ondas de consumo, as necessidades de quem compra e, assim, oferecer produtos e serviços mais adequados.

Por isso a captação de dados e a análise que vai transformá-los em informação são tão importantes. É preciso investir, sim, em captação de dados, mas avaliar se você tem a capacidade de análise necessária para transformà-los no melhor caminho a seguir. Caso não tenha, aposte em quem pode fazer isso por você. Afinal, você nunca vai investir errado se colocar sua atenção na informação.

Compartilhar: