SINOPRESS

A real necessidade de gestão estratégica

Quando se fala em gestão estratégica, a primeira coisa que vem à mente é encontrar novas maneiras de atender ao mercado e, com isso, gerar crescimento, certo? E o principal ingrediente dessa realidade é a informação. Entenda por quê.

Gestão estratégica deve ser um dos assuntos mais importantes para quem dirige uma companhia. Independente do tamanho e das necessidades de cada empresa, planejar é sempre a melhor forma de entender onde se está e aonde se quer chegar. E mais: como chegar lá. E para planejar, a informação é um ponto fundamental, entender o mercado, seu público e as necessidade que você precisa atender é que vão te levar pelo melhor caminho.

Estar bem-informado é, certamente, o primeiro passo para que você construa planos estratégicos inteligentes. Mas por que uma gestão estratégica é tão necessária? Bem, uma vez assistimos a uma palestra sobre o “bem viver”, na qual foi explanado um ponto tão simples, mas de extrema importância. A pergunta inicial do palestrante era: “você já viu um avião sair do chão sem um plano de voo?”

A necessidade do plano de voo

Claro que a resposta a esse questionamento é não, um avião não pode alçar voo sem saber de onde está saindo e para onde está indo, até mesmo por uma questão de segurança. A analogia feita, entretanto, foi muito especial: o panorama aéreo é o que deve chegar mais perto da perfeição, muito mais que o caos do trânsito de automóveis, por exemplo.

Como pode tantas aeronaves percorrendo o céu o tempo todo e termos números tão baixos de acidentes aéreos? A questão é uma só: planejamento. A malha aeroviária funciona exatamente porque ninguém deixa o chão sem dizer para onde está indo e o caminho que será percorrido. O plano de voo, podemos entender, leva um avião exatamente aonde ele quer chegar, com o mínimo de contratempos, otimizando os recursos e minimizando interferências externas.

O cuidado e a atenção que existem no transporte aéreo pode ser um bom exemplo do que pode, e deve, ser feito com a trajetória de uma companhia. Pense que o planejamento estratégico é seu plano de voo. E que você precisa de toda informação possível para que o desenho desse caminho a ser percorrido seja o melhor possível.

Informação é fundamental

Assim como os aviões precisam de informação de clima, tempo, pressão, variação atmosférica e trajetória de outras aeronaves, você precisa entender o que está acontecendo no mercado. Se o planejamento estratégico é fundamental para uma companhia, ter à mão notícias sobre seu mercado de atuação é fundamental para o traçado desse plano.

Não esqueça desta máxima: “nenhum avião deixa o solo sem um plano de voo”. Acredite, construir seu planejamento estratégico pode ser a forma mais direta de atingir suas metas e objetivos. Como está sendo projetado o futuro da sua companhia? Quanto mais informação, mais fácil será traçar esse caminho até o seu melhor resultado.

 

Clique aqui e fale conosco!

Compartilhar: