Quando se fala em ações de comunicação, especialmente quando há mais de uma mídia envolvida, pode ser bem complicado creditar resultados. A SINOPRESS criou um sistema de clipping que une tecnologia e inteligência humana para ajudar nessa tarefa.
A SINOPRESS, empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado de clipping e que se renova a cada ano, adicionando tecnologia ao trabalho de seus times, oferece um serviço único e que pode mudar a vida de muita agência de comunicação: o relatório de redes sociais associado à mídia tradicional reúne dados de ações diversas porém baseadas na mesma estratégia para dar o crédito correto à respectiva área.
“Nossos clientes são, em maioria, agências de comunicação ou marketing. Uma das maiores dificuldades desses clientes era entender de que área da empresa vinha o resultado mostrado em relatório. Na maior parte das vezes, todo o resultado de redes sociais, por exemplo, era creditado ao marketing”, explica Cassiano De Bernardis, Diretor de Operações da SINOPRESS.
A empresa resolveu esse dilema usando o conhecimento, e o tempo, dos seus times de jornalistas – que são um dos grandes diferenciais da empresa – para analisar a origem das publicações. “O que nós descobrimos, vinculando o perfil de redes sociais aos veículos de imprensa no qual seus proprietários trabalham – e muitas vezes o veículo é o próprio jornalista – é que quase 10% dos resultados de redes sociais captados é, na verdade, fruto de um release ou sugestão de pauta”, confirma o Diretor.
Ele cita o caso da Volvo, empresa cliente da SINOPRESS: “de 500 postagens em redes sociais, ocorridas por causa de uma ação conjunta entre time de marketing e PR, mais de 20% eram diretamente relacionadas a publicações em mídia tradicional. Isso impactou totalmente a medição de ROI final da ação e foi possível entender melhor o quanto o movimento de PR amplia a visibilidade da marca”.
Cassiano explica como essa medição é feita: “a captação das notícias e publicações é feita pelos robôs de busca e, com os resultados em mãos, nosso time de jornalistas realiza, manualmente, um comparativo para visualizar a relação da postagem na mídia tradicional, que identifica se a publicação tem relação direta com alguma matéria publicada e se o perfil está vinculado, por exemplo, a algum veículo de mídia tradicional”.
Segundo Cassiano, esse movimento permite gerar um crédito desse conteúdo para a área de comunicação e não para o marketing, como é usual. “Esse tipo de trabalho não pode ser realizado por sistema, é preciso ser manual, isso porque os conteúdos não são idênticos. O olhar humano é fundamental”. Os resultados não mentem: “dependendo da ação do cliente, podemos considerar até 30% a mais de retorno espontâneo de mídia e audiência para a área de comunicação, alavancando os resultados do setor”, confirma Cassiano.
A SINOPRESS se diferencia no mercado exatamente por unir tecnologia e trabalho humano, o que transforma o resultado do trabalho, ampliando capacidade de medir retorno e, mais, de usar os relatórios como base para estratégias futuras.