Nas últimas 5 décadas, o clipping se tornou uma atividade muito diferente e, é claro, a tecnologia tem um papel fundamental nas mudanças ocorridas. Vamos falar sobre o clipping através do tempo?
Quando a tecnologia ainda não tinha tomado conta da comunicação, o que existia eram veículos impressos, depois rádio e depois tevê. E o que se media de resultado levava esses meios em consideração. Como o clipping era feito? Com recortes físicos de jornais e revistas, e gravações de rádio e tevê. Simples e direto.
Se a comunicação ficou mais complexa, assim também ficou o serviço de clipping. Com o advento da tecnologia, o que vimos foi uma facilidade cada vez maior na hora de encontrar a inserção na imprensa, e uma dificuldade crescente de mensurar resultados, uma vez que sites, blogs, canais online e redes sociais são quase infinitos. Foi e ainda é necessário se adequar constantemente.
Muito mais do que comunicação
Aos poucos, além dos resultados de ações de divulgação, o clipping ganhou um novo foco: conhecer o que o mercado pensa sobre algo e alguém e criar ações estratégicas a partir dessa informação. Por isso, em nossos relatórios, hoje, é possível entender:
- O que é falado sobre nossos clientes;
- Os movimentos de mercado;
- As oscilações do mercado;
- O desejo dos consumidores;
- Possíveis problemas/crises;
- A concorrência.
Além, é claro, dos resultados de ações de comunicação. Hoje, além de uma ferramenta de comunicação, o clipping é uma ferramenta de gestão. Entender as oscilações do mercado é fundamental. Se os formatos e os meios mudaram, a necessidade de lidar com dados cada vez mais contundentes, não.
5 décadas de história e dedicação
Nessas 5 décadas, a Sinopress abriu caminho, aprendeu na prática e ganhou mercado, incentivando outras empresas a buscarem novas formas de chegar aos resultados desejados. Hoje, para nós, o que faz sentido é unir a tecnologia e as pessoas, ganhando em quantidade e qualidade, ao mesmo tempo.
Nós crescemos com nossos clientes e estamos constantemente reaprendendo a lidar com o mercado.
Quer saber como a gente trabalha? Clica AQUI e venha conhecer!