Imagine se você pudesse construir novas ações, totalmente pautadas em dados reais sobre seu mercado e público? Pois agora você pode! Se você ainda não se deu conta da importância de clipar e monitorar os resultados das suas estratégias de comunicação, a gente vai te convencer!
Existem alguns passos importantes para entender seu mercado de atuação e perceber de que forma você pode construir ações de divulgação que cheguem de forma mais rápida e que sejam bem recebidas. Um deles, certamente, é o clipping.
E o recorte em si é importante, mas a validação e a análise dos dados podem ser fundamentais para responder algumas questões sobre como está a imagem da sua empresa. A mídia sempre foi um termómetro de ideologias, desejos de consumo e comportamentos. Por meio do que é veiculado (e hoje, cada vez mais, da forma como é veiculado) é possível entender tendências de consumo, por exemplo. Estar a par dessas informações é precioso para sua marca.
Separamos aqui três dicas para você entender a importância do clipping e começar já a planejar seu monitoramento. Veja:
1. Antes do seu desenvolvimento estratégico, procure entender se o que você está planejando fazer com relação à divulgação da sua marca está coerente com o que a concorrência está fazendo e com o que o mercado deseja.
E como fazer?
Para isso, o clipping pode ser feito com base em palavras-chave sobre o seu mercado, sobre o que sua empresa oferece e sobre o que você está desenvolvendo. Essa análise precisa ser ainda mais qualitativa, para que você entenda o que já está funcionando e quais lacunas existem.
2. Com base nas informações de mercado, perceba se o que você já tem ações que tenham sinergia com o que está acontecendo – de movimentos econômicos e sociais a lançamentos de novos produtos.
E como fazer?
Aqui, o foco é no que você já faz, então o clipping precisa estar focado em palavras-chave da sua empresa/produto/serviço, pode inclusive ser retroativo para que você entenda o crescimento do interesse e possa medir o que funciona e o que não trouxe resultados.
3. Tendo em mãos as informações sobre o mercado e a situação atual do reconhecimento da sua marca, construa suas novas estratégias! Agora é a hora de usar os dados coletados para promover sua marca de um jeito mais potente e assertivo.
E como fazer?
Tenha o clipping como ferramenta constante para medir resultados de suas ações. Com isso, você já sabe praticamente em tempo real o que funciona e o que precisa ser modificado. Com essa baliza constante, fica muito mais fácil acertar!
Conseguiu entender a importância de ter informação de imprensa? Quer seja para entender a concorrência, quer seja para validar seus próprios resultados, o clipping é indispensável para qualquer marca que deseja ser reconhecida e que pretende entregar produtos e serviços cada vez mais coerentes com o que o mercado realmente quer.
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