Existem dois fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração na hora de decidir como divulgar e dialogar com seu mercado: o primeiro é como ficar conhecido em um universo de marcas e produtos, o segundo, como chegar nas pessoas certas e que podem fazer diferença para sua comunicação. Em ambos, é fundamental medir e qualificar a informação e disso a gente entende.
A grande questão é: cada vez mais, se torna não apenas necessário, mas imprescindível divulgar. E mais: é preciso entender, ainda mais do que em outros tempos, onde e de que forma desenvolver essa divulgação. E, claro, bons planos de comunicação são a base para se tornar mais conhecido.
Quando uma empresa nos questiona sobre os motivos pelos quais deveria contratar um serviço de clipping, a resposta é certeira: sem informação, não há bom planejamento. Informação é peça-chave na hora em que você vai decidir como dialogar com seu mercado. Ela ajuda a entender como você pode se destacar em um universo gigante de marcas, produtos e serviços, e ajuda a chegar nas pessoas certas e que podem fazer diferença para sua comunicação.
Imagine que você precisa divulgar um novo produto. Na sua estratégia de marketing, além de anúncios, está o movimento para gerar informação sobre o assunto – sugestões de pauta, posts de redes sociais, parcerias com divulgadores e influenciadores. Como saber exatamente para quem e o que divulgar? Como saber se aquilo que você está falando vai gerar impacto no seu primeiro público (nesse caso, jornalistas e publicadores), para só então atingir o seu consumidor?
CLIPAR é a resposta!
Quando reunimos postagens, matérias e notas de imprensa sobre o seu mercado e produtos similares, conseguimos qualificar o tipo de informação que está circulando e em que mídias, possibilitando que seus times de comunicação entendam quais lacunas é possível preencher com informação sobre a sua empresa.
E, veja bem, só identificar o conteúdo e dizer onde ele foi reproduzido pode não bastar. É preciso analisar o tipo de mídia – o que pode ser bem desafiador em tempos de comunicação pulverizada e migração para o meio online – e como a informação foi inserida, o contexto, o foco, e junto de quais outras marcas aparece.
São essas informações que vão permitir que, em seus planos de comunicação, você encontre soluções para ficar conhecido, levando em conta a quantidade de marcas e produtos que existem e aos quais se têm acesso, hoje (se imagine como um jornalista escolhendo que fontes vai colocar em sua matéria, quando as possibilidades são infinitas), e para fazer isso chegando nas pessoas certas (a chave para ser escolhido como fonte pode estar aí).
A grande questão é que para gerar informação você precisa de informação! E, acredite, uma simples pesquisa pode não ser suficiente. Por isso, a aposta em uma ferramenta que amplie seu olhar é tão importante.
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