SINOPRESS

Quem te ajuda a chegar no seu objetivo?

Dizem que o papel do líder é um dos mais solitários que existem e certamente é o que menos recebe ajuda. Com quem contar na hora de chegar no objetivo da companhia? Nesse processo, a informação pode ser sua maior aliada. Saiba mais.

No dia a dia, liderar uma companhia pode ser um desafio constante. Como escolher os melhores caminhos, as melhores estratégias e ainda conviver com a pressão de encontrar alternativas viáveis a cada curva do mercado?

Dizem que o papel do líder é o mais solitário que existe. Da sua sala ele precisa entender e dispor de todos os meios possíveis para tomar a decisão mais acertada, em prol da companhia e dos seus colaboradores. Uma carga enorme de responsabilidade, que dificilmente pode ser aliviada por alguma ajuda. Afinal de contas, decisões são geralmente urgentes e determinantes de resultados.

Além das decisões corporativas, um líder precisa estar sempre em dia com suas decisões individuais, desde aquelas que determinam seu comportamento e sua conduta ética, até as decisões mais difíceis, que direcionam a rotina e até mesmo a vida de toda a empresa.

Contar com toda ajuda possível é fundamental. Se um líder dificilmente pode contar com outras pessoas o tempo todo, dada a natureza de sua função, ele pode, entretanto, respaldar suas ações com a melhor aliada que existe: a informação.

A informação e o Clipping para a liderança

No clipping, o gestor encontra uma forma de ter um panorama amplo sobre o que está acontecendo “lá fora”. O mercado muda o tempo todo e é difícil estar sempre bem-informado. Nesse sentido, um recorte sobre os assuntos importantes para a empresa, como vendas, mudanças econômicas, ações da concorrência, tendências de consumo, pode ser fundamental.

Ter informação ajuda a tomar decisões pautadas em fatos e dados, ao invés de seguir um caminho empírico, de tentativa e erro. Dependendo do mercado, algumas tentativas podem custar milhões a uma companhia, daí a importância de embasar escolhas e decisões.

Chegar em um objetivo pode ser um caminho tortuoso quando não temos informação. Do contrário, se sabemos o que acontece, se conseguimos medir comportamento, se entendemos a linha do tempo de uma marca, produto ou serviço, podemos, inclusive, traçar objetivos mais condizentes com a nossa realidade.

Buscar informação, ganhar autonomia

É isso. O caminho da liderança pode ser longo e sinuoso, mas pode ser completamente eficaz. Quando buscamos informação, ganhamos autonomia, enquanto líderes, para gerenciar com qualidade e tomar melhores decisões.

Informação é a chave para conquistar mais mercado, para entender seu consumidor e até mesmo para garantir a construção de times mais coesos e interessados, já que todos saberão exatamente para onde ir. Construir um objetivo depende do líder e, nesse caminho, informação é fundamental.

 

Quer saber como usar o clipping a seu favor? Clique AQUI.

Compartilhar: